Ótimo sistema de monitoramento remoto de máquinas, serviços e recursos de rede. O administrador de redes que nunca atravessou problemas com um servidor por conta de, por exemplo, falta de espaço em disco, que atire a primeira pedra.
O Zenoss utiliza o MySQL como banco de dados e sua interface de gerenciamento é baseada em Web, suportando os principais navegadores do mercado.
Nele, inicialmente, só é necessário instalar e configurar o serviço SNMP no servidor que se deseja monitorar e, então, adicioná-lo no Zenoss, informando três dados sobre a máquina. Mas utilizar o software em todo o seu potencial leva tempo, e exige dedicação. O ponto forte é a performance, já que o aplicativo consome menos recursos do que a maioria de seus concorrentes.
A partir daí, o Zenoss automaticamente descobre quase tudo sobre o servidor e começa a monitorá-lo, emitir alertas e gerar gráficos de desempenho. A porta padrão de acesso é a 8080.
O software foi criado para plataformas Linux, possui variantes para Solaris e MacOS, e pode ser instalado em ambiente Windows, via o VMware.
Para quem precisa de um produto ainda mais robusto, existe uma versão Enterprise, no site do desenvolvedor.