O LogMeIn segue a trilha de programas que, inicialmente, eram utilizados para compartilhar e baixar arquivos (especialmente música), como o Audiogalaxy.
Naquela época, o objetivo era diferente, mas o conceito apresenta-se o mesmo: Você instala uma aplicação numa máquina, e esta é monitorada por um servidor remoto. Se precisar acessar a máquina remotamente, vá direto ao servidor, que é autorizado na máquina e sabe o endereço dela na rede.
Claro, isso é uma simplificação. Mas é por aí mesmo. O LogMeIn permite a você acessar um computador remotamente, de qualquer lugar do mundo, desde que ele esteja online e possua o programa instalado. Feito isso, você acessa o site do fabricante, e se loga em sua conta.
É uma solução de controle remoto ideal para Help Desk e para aqueles que estão sempre precisando acessar informações em outros computadores, seja em casa ou no trabalho. Basta instalar e criar uma conta (gratuita) no serviço LogMeIn. A partir daí, a máquina estará apta a ser acessada remotamente.
Com plug-ins para o Firefox e Internet Explorer, basta se logar no site e escolher o computador de destino a ser controlado.
Sua conta pode conter acesso a mais de um computador, o que simplifica ainda mais o processo. Basta você adcionar o computador, na tela de sistema no site do desenvolvedor.
Nota importante:
Após a instalação, você provavelmente irá perceber que o LogMeIn informa que você tem 120 minutos, ou 30 dias de acesso antes de encerrar a sua avaliação do produto.
Para evitar isso, antes de adcionar um computador, selecione o modo free (guia product).
O software requer JRE. Caso haja algum erro de instalação, provavelmente sua máquina virtual Java está com problemas, e a reinstalação dela resolverá o problema.