Lemon Logo
 
Em todo o portal   
   
 
   Você está em: Lemon > Home > Quase um blog > Artigos
 

A Fantástica Fábrica Web2.0

Publicado por: Vinícius Câmara em 10/11/2008


Olá a todos!

Hoje inicio uma nova jornada. À convite do meu estimado amigo Pê Martins, aqui estou. Resolvi escrever sobre um assunto que a cada dia me fascina e me surpreende mais. A tal web e suas ferramentas fantásticas. Trabalho com Internet aqui no Brasil praticamente desde o seu surgimento então já passei por diversas eras.

Houve certa vez que se ganhava muito dinheiro para não se fazer quase nada. Vocês lembram do famoso “boom” da internet, por volta de 1999, quando inúmeras empresas “ponto-com” surgiram no mercado. E depois do boom meus amigos, aconteceu a verdadeira explosão, supernova. A explosão da bolha. O mercado web saturado das tantas empresas oportunistas que aproveitaram a onda, implodiu, e tantas ponto-com foram à falência. Todos sobrevivemos a esse episódio da história, e com certeza com ótimas lembranças.

Em 2004 surge a web2.0. E depois disso, as coisas nunca mais foram as mesmas...



Leia na íntegra
 

  Índice:

    Todas
    Entrevistas
    Artigos
    Notícias


Você deveria conhecer:

    e-Cards



Segue um Breve Histórico…

O termo Web 2.0 foi usado pela primeira vez em Outubro de 2004 pela O’Reilly Media e pela MediaLive International como nome de uma série de conferências sobre o tema, popularizando-se rapidamente a partir de então. Tratou-se de uma constatação de que as empresas que conseguiram se manter através da crise da Internet possuíam características comuns entre si, o que criou uma série de conceitos agrupados que formam o que chamamos Web 2.0. Existe também as características amarradas aos conceitos. O que, agora, não vem ao caso.

Esses tais conceitos agrupados ditos acima é que torna a web mágica. Uma Fantástica Fábrica de Web2.0. Seja ela mantida pela Google ou por visionários que hoje tem pequenas fortunas, por conta de suas pequenas e úteis ferramentas.

A Fantástica Fábrica Web2.0

Charlie e a Fantástica Fábrica Web2.0

Para começar a brincadeira, por que não falar da maior das fábricas, a empresa Google.

O serviço foi criado a partir de um projeto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projeto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples.

O nome Google foi escolhido devido à expressão matemática googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web.

Curiosidade

A expressão googol surgiu de um fato um tanto curioso. O matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por “googol”. Mais tarde, Kasner definiu um número ainda maior: o googolplex.

Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de “Googol” à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu “Google”, obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome.

Voltando ao assunto, lá nessa fábrica são encontradas algumas dezenas de ferramentas disponibilizadas para uso. Exemplo principal o GMail que no início somente quem fosse convidado por um amigo conseguiria ter um. Hoje eu não vivo sem, inclusive, ele disponibiliza opção para que alguns domínios possa usá-lo para gerenciamento de e-mail. Caso esteja interessados não deixem de ver: http://www.google.com/intl/pt-BR/apps/business/index.html.

O Google Reader é a ferramenta de leitura de RSS Feeds. Você pode nele agrupar seus feeds por assunto (tags) e o mais interessante, seguindo as características da web2.0 e o compartilhamento com seus amigos de seus assuntos e vice-versa.

O Google Docs por exemplo é fora de série. Vejam na prática: Criemos um formulário de pesquisa online e vamos usar as planilhas do Google para salvar o retorno dos formulários. Você pode fazer isso também.

Step by step

1 - Criando o formulário básico:
Ao usar o menu “Novo”, você irá encontrar a opção “Formulário”. Ao selecionar a opção você será levado para a página de criação de formulário.

Cadastro do formulário

2 - Convidando colabodores para uso do formulário:
Ao finalizar a criação do formulário, você pode enviar convites para as pessoas responderem suas perguntas.

Convide colaboradores

Convide colaboradores

3 - Publique o formulário na web:
Após a criação, o convite, você pode publicar os resultados na web de sua pesquisa.

Publique os resultados

Publique os resultados

4 - Visualizando o formulário de pesquisa e os resultados:
O Google provê aos usuários todo ferramental necessário para criação de formulários. Você pode utilizar para fazer pesquisa de mercado e depois usar os dados em ferramentas de análise. Por exemplo, em análise de mercado.

Pesquisa

Pesquisa


A resposta após preenchimento do formulário

A resposta após preenchimento do formulário


Após o voto, Voilà! Os resultados.

Após o voto, Voilà! Os resultados.

The end…

A empresa Google realmente é sensacional. E olhem, não tô ganhando nada para falar dos caras. Não é artigo pago, podem ter certeza.

Existem outras tantas ferramentas associadas a Google Inc. YouTube, Google Calendar, Google Notebook, Froogle, Google Maps, Google Earth, entre outras.

Vida Longa e Próspera

Vida Longa e Próspera

No próximo artigo continuo a viagem por essa fábrica e as próximas versões da web que estão por vir. Realmente coisa de louco.

Grande abraço a todos.

 

Referências na Internet


    Site Pessoal

Tags


 

Deixe o seu comentário


Nome:

E-Mail:

Comentário:


Informe código gerado 
  Dicas:

 Leia os nossos termos de serviço.

  Seu comentário será verificado, e não será exibido imediatamente.

 Evite palavras de baixo-calão e ofensas.

Seja tolerante com opiniões diferentes da sua.
 

Comentários para este post

antonio Nunes comentou em 04/10/2010 e diz:

Boa Noite, Excelente matérie sobre o Google, tdo isto nos leva ao fantástico mundo das coincidências e assim o "Googol" dá origem a sua história. Parabens!


hobadias comentou em 26/01/2009 e diz:

gostei muito do seu artigo estou dando os primeiros passos na internet e com artigos como este tenho certeza que me ajudarão dar os primeiro passos. grato!



 
 

     
     
 
INFOS
 Home | Cadastre-se | A empresa | Parcerias | Anuncie |
 
 
 Copyright © Lemon 1996-2024

Política de privacidade | Termos de uso